JIU-JITSU

O Jiu-Jitsu, conhecido como a “arte suave”, é considerado a mais antiga das artes marciais. Desenvolvido na Índia por Monges Budistas em 2000 A.C. o esporte atravessou fronteiras, chegou ao Japão e ganhou o mundo no século XIX. Atualmente o Jiu-Jitsu é muito visado por pessoas que buscam melhor condicionamento cardiorrespiratório, autodefesa, disciplina, controle emocional, autoestima e perda de peso.

  • SOBRE A LUTA

    img_JJ
    Socos, chutes, mordidas, dedo nos olhos, chave de calcanhar, cotoveladas, cabeçadas, pisadas, atingir órgãos genitais, nada disso é permitido no Jiu-Jitsu. O esporte prioriza a consciência corporal e não a força física. É permitido imobilizar o adversário, estrangular, pressionar, neutralizar e torcer articulações, com exceção dos dedos. O tatame utilizado para as disputas pode variar de 64,00 m² a 100², o espaço é dividido entre área interna (combate) e área de segurança, que fica ao redor da área onde é realizada a luta, destacada de cor diferente.

    O QUE É NECESSÁRIO

    required_JJ
    Para treinar você precisará apenas de um quimono e uma faixa de acordo com a sua graduação. Não são necessários calçados e protetores.

    DISPONÍVEL NAS UNIDADES

    RIO DE JANEIRO CUIABÁ SÃO CARLOS SÃO PAULO

  • GRADUAÇÃO

    Para saber os níveis de desenvolvimento do atleta é importante se atentar às cores da faixa amarrada ao quimono. As cores: branca, azul, roxa, marrom, preta e vermelha, são utilizadas por atletas adultos em ordem crescente de habilidade. Já as cores: Branca, cinza, amarela, laranja e verde, são faixas utilizadas por crianças de acordo com a faixa etária de 4 a 15 anos. Na RFT nossa turma é mista, ou seja, temos alunos de diferentes graduações treinando simultaneamente e compartilhando conhecimento.

    SUA SAÚDE

    1200kcalE agora uma ótima notícia, o aluno que pratica Jiu-Jitsu na RFT perde entre 800 a 1200 calorias por treino. Além da perda de peso, o Jiu-Jitsu traz aos praticantes outros benefícios como: aumento da autoestima, desenvolvimento da autodefesa, diminuição do stress, aceleração do metabolismo, melhora do condicionamento cardiovascular e respiratório, desenvolvimento da musculatura, aumento da flexibilidade articular e redução do nível de stress, ansiedade e nervosismo.

    HISTÓRIA DO ESPORTE

    O Jiu-Jitsu foi desenvolvido na Índia por Monges Budistas.  Sábios, os monges indianos possuíam grande conhecimento do corpo humano, foi assim que eles desenvolveram uma ótima técnica de defesa pessoal.

    Com o desenvolvimento do Budismo o Jiu-Jitsu foi disseminado pela China e finalmente popularizado no Japão. O esporte chegou ao Brasil, mais especificamente no Estado do Pará, no inicio do século XIX trazido do Japão pelo professor Esai Maeda Koma, conhecido como “Conde Koma”.

    Koma lecionou o verdadeiro Jiu-Jitsu para o aluno Carlos Gracie que se tornou grande entusiasta do esporte. Grace aprimorou as técnicas e fundou a primeira academia de Jiu-Jitsu localizada no Rio de Janeiro, na Praia do Flamengo.

    Hoje o Jiu-Jitsu no Brasil é um esporte regulamentado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, há também as Federações Estaduais, em nível regional. A principal competição do esporte no país é o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu.

    QUALIDADE DE LA RIVA

    As aulas na RFT Rio de Janeiro têm chancela de uma das mais tradicionais e respeitadas famílias de Jiu-Jitsu do mundo, a De La Riva. Nossos professores são graduados pelo mestre Ricardo de la Riva e atendem à transmissão das técnicas de ensino-aprendizagem do Método De la Riva.

    TREINE NA RFT

    As aulas na Unidade Botafogo são ministradas pelo professor Fernando Portella Gipponi, Mestre em Jiu-Jitsu graduado por Ricardo De La Riva. Quer entender melhor como funciona o esporte? Assista ao vídeo com o introdutor da arte suave na RFT, Maycon Andrietta e se liga nas dicas.