MUAY THAI

O Muay Thai caiu no gosto das celebridades. Carolina Dieckmann, Sabrina Sato e Fernanda Rodrigues  já se renderam ao esporte e desvendaram o segredo do abdômen sarado. De origem Tailandesa, o Muay Thai é o Boxe Tailandês e atrai homens e mulheres que buscam  melhorar a postura, perder peso, definir músculos e aliviar o stress. Os golpes que incluem chutes, socos, joelhadas  e cotoveladas, contribuem para a saúde do corpo e da mente.

  • SOBRE A LUTA

    muaythai_smÉ permitido chutar, socar, dar cotoveladas e joelhadas. Os chutes podem ser aplicados em três golpes diferentes: Round Kick (chute circular com foco na coxa, canela e cabeça), Front Kick (chute frontal para defesa e preparo para ataque), Spin Back Kick (giro que acerta o oponente com o calcanhar). Os socos são utilizados de quatro formas: Jab (soco que busca o queixo do adversário); Direto (com a mão de trás buscando também o queixo do adversário); Cruzado (cruza a linha frontal do adversário) e o Upper (Soco de baixo para cima buscando atingir o queixo). As cotoveladas são utilizadas em vários ângulos quando a distância do adversário é pequena. Os joelhos são utilizados nos golpes: Kao dode (pulo para cima e com a mesma perna um golpe com joelho), Kao Loi (Pulo para o lado e com a mesma perna ataque com joelhada), Kao Tom (Joelhada para cima em linha reta) e Kao Noi (joelhada buscando a coxa ou barriga do oponente).  Fique tranquilo, você não irá se machucar nas aulas!

    O QUE É NECESSÁRIO

    required_MuayThai
    Para treinar você precisará apenas de um par de luvas e caneleira. Vista shorts e camiseta. Lembre-se: para calçar as luvas é aconselhável o uso de bandagens. Não são necessários calçados.

  • GRADUAÇÃO

    No Brasil, o Muay Thai possui cinco graduações que são aplicadas de  acordo com os anos de dedicação do atleta. Segundo a Confederação Brasileira de Muay Thai o aluno se enquadra na graduação branca até azul clara, de ponta azul escura. Quando chega a graduação azul escura, torna-se instrutor, na sequencia vem a graduação azul escura ponta preta, para o Instrutor Master. Quando se torna grau preto o atleta é denominado professor, após existem os Mestres e Grão Mestre.

    Na RFT nossa turma é mista, ou seja, temos alunos de diferentes graduações treinando simultaneamente e compartilhando conhecimento.

    SUA SAÚDE

    1200kcalO Muay Thai é um esporte com grandes atrativos para os atletas, mas engana-se quem pensa que esta prática é comum apenas entre os homens. Tornou-se o queridinho das mulheres que buscam definição do abdômen, postura perfeita, perda de peso e alivio do stress. O atleta pode perder até 1200 calorias por treino, variando de acordo com o seu preparo físico. Há ainda outros benefícios como: fortalecimento cardiorrespiratório, resistência muscular e coordenação motora. A combinação de chutes e socos contribui também para definição de coxas, glúteos e braços.

    HISTÓRIA DO ESPORTE

    O Muay Thai, Tai Boxing  ou  Boxe Tailandês (como é conhecido no Brasil), é uma arte tailandesa com mais de 2 mil anos. Existem varias versões sobre o surgimento do esporte, mas apenas uma versão é aceita pela grande maioria dos mestres e historiadores. Segundo os Tailandeses o povo da província de Yunnam,  migraram da China Central para o local onde hoje é conhecido como Tailândia. Os Yunnam foram em busca de liberdade e terra fértil, mas até que chegassem ao destino, os tailandeses foram hostilizados e sofreram muito com  ataques e doenças.  Em busca de proteção e saúde, criaram um método de luta denominado Chupasart, este método de defesa fazia o uso de muitas armas como espadas, lanças, machados, arco e flecha e bastões. No treinamento do Chupasart ocorriam muitos acidentes, e foi com intenção de acabar com esses riscos que os Tailandeses criaram um método de luta sem armas, precursor do atual Muay Thai. Nos primórdios para a prática do Muay Thai os atletas utilizavam golpes com a palma das mãos, ataques com as pontas dos dedos, imobilizações e mãos em garras para segurar o adversário. Com o tempo o esporte sofreu modificações e se transformou no estilo de luta que conhecemos hoje.

    TREINE NA RFT

    O treino é dividido em três fases. No começo, o aquecimento com pesos e corrida. Em seguida, são realizadas técnicas com manoplas. Joelhadas, chutes e cotoveladas são trabalhadas nas aulas de contato, contemplando a terceira fase do treino. Na RFT nossos professores são chamados de coach. Eles são atletas profissionais de MMA e com experiência reconhecida por meio de títulos e competições locais e nacionais de Boxe e de outras artes marciais. Conheça os coaches do Centro de Treinamento principal em Botafogo.

    JULIAN JABBÁ

    Julian JabbáAtleta profissional de MMA; graduado em Muay Thai por Mestre Daniel Woirin; Grau Preto pela Liga Carioca de Muay Thai.

    Facebook  Instagram


    CARLSTON HARRIS

    Carlston-HarrisAtleta profissional de MMA; Faixa Azul de Luta-Livre Esportiva.

    Facebook  Instagram


    TARIK SILVA

    Atleta profissional de MMA; Graduado na Tailândia.

    Facebook  Instagram



  • Créditos da Página: Texto Amanda Marques Fotos Eduardo Peralta e Gutembergue Barbosa Edição Gutembergue Barbosa